12 de fev. de 2010

Carrie da Sucata

Não  fazem mais novelas como antigamente. Não tô me referindo às novelas antigas da Tupi, tipo "Irmãos Coragem" ou "O direito de nascer" não. Mas as novelas globais de passavam na década de 1980 e 1990, quando eu era criança e muito ingênua para perceber a sutileza - nem sempre tão sutil - do enredo.

As histórias eram boas! Os diálogos consistentes e, principalmente, os atores eram bons.
Uma dessas novelas é "Rainha da Sucata", do Sílvio de Abreu. A @fakedacarol me mandou o link de uma cena do primeiro capítulo, que faz uma referência direta à cena clássica do clássico filme do Brian de Palma, "Carrie - A estranha" (1976), cujo roteiro é do Stephen King. Para quem nunca viu o filme, a cena é esta:

Então, em "Rainha da Sucata", Maria do Carmo (Regina Duarte, não é mesmo, minha gente?), pobre no passado, herdou o ferro velho do falecido pai e ficou rica. Só que ela guarda mágoa de um rapaz do colégio, Edu (Tony Ramos) que, junto com os colegas, a humilhou no baile de formatura. Maria do Carmo não era paranormal, apenas pobre.

A "menina" foi eleita a rainha do baile e baixou o #CarrieFeelings na festa. Se no filme (e ano livro) jogaram um balde de sangue de porco na cabeça de Carrie, na novela, Maria do Carmo foi vítima de um balde de... lixo! E ainda teve uma placa colada nas costas com os dizeres "A Rainha da Sucata". Tem como não amar?
Reparem que é uma formatura dos alunos que terminam o antigo ginásio. Todos os atores e figurantes parecem ter, em média, 30 anos de idade. Hahaaahahha! Era formatura de uma turma de EJA?

Ignorando essa pequena falha da produção, a cena é épica. A novela é um clássico e Regina Duarte era uma fofa que viria, no futuro, iria apoiar a higiene vaginal e o candidato José Serra.

3 comentários: