24 de mar. de 2010

Gente Geek - Você conhece o Chatroullete?

Chatroulette, numa tradução livre, significa “bate-papo roleta” e essa é a ideia do serviço ainda pouco conhecido no Brasil. Trata-se de um site gratuito que promove a interação entre dois usuários, de maneira aleatória, via webcam, áudio e texto. Desenvolvido no final de 2009 por Andrey Ternovskiy, um russo de 17 anos, o Chatroullete ficou bem “famoso” nos EUA após alguns veículos, entre eles o The New York Times, publicarem artigos sobre esse serviço.

Para participar do Chatroulette não é necessário fazer login. Basta acessar o site, ativar a webcam e a placa de som, e esperar que outra pessoa, de qualquer parte do mundo, apareça na outra janela. Não gostou de conversar com aquele usuário? Clique em “New Game”, espere outra pessoa aparecer na janelinha e deixe que a roleta da sorte escolha alguém legal para conversar!

Abuso

O Chatroullete não possui muitas regras e o controle sobre os abusos é feito pelos próprios participantes. O site não é aconselhável para menores de 16 anos, mas não há qualquer tipo de monitoramento para evitar que crianças e adolescentes de até 15 anos acessem o serviço. 

Na página inicial, há um pedido educado para que as pessoas estejam vestidas (Please stay clothed) e um alerta para que os usuários reportem “coisas ruis” a serem bloqueadas (Please use "Report" button to get bad stuff blocked).

Como não há um sistema de logon, os usuários, provavelmente, são identificados por IP.Logo, os bloqueados não ficam banidos por muito tempo.

Quem encontrar?

Ao participar do Chatroullete, esteja ciente de que você pode se deparar tanto com um tarado pelado, quanto com alguém com boas intenções. Tanto com pessoas a fim de passar trotes quanto com os integrantes do Faith No More ou com o cantor e instrumentista Ben Folds. Explico: Em 26 de fevereiro de 2010, o Faith No More transmitiu, via Chatroullete, um show realizado na Austrália. Durante a apresentação, Mike Patton, vocalista da banda, interagia com os usuários sortudos que apareciam online.




Semana passada, foi a vez de Bem Folds:



Não tão agradável do que interagir com alguém famoso, porém, melhor do que ver um tarado pelado, é ser vítima de trotes, o que é muito comum no Chatroulette.


E aí? Vai querer encarar o Chatroulette?
 
Saiba mais sobre o site
Página do Chatroulette:
New York Times: The Surreal World of Chatroulette (O mundo surreal do Chatroulette).

2 comentários:

  1. tem uma versao do omegle com algo similar.
    mas chat sem cadastro e com webcam? acho mais facil ganhar na loteria do que achar alguem legal. em chats de texto soh tem tarado, imagina com audio e video?

    mas pra quem curte mlk nerd, velho gordo e mulher feia (pq mulher bonita nao entra nessas coisas procurando putaria.)eh um bom substituto pro RedTube.

    ResponderExcluir
  2. Nada como não ler seu blog pra ficar atualizada na vida virtual! rsrsrs bjuu

    ResponderExcluir