8 de fev. de 2010

Hoje faz 3 meses que eu morri, mas o assunto é outro

Hoje faz 3 meses que eu morri. Mas não vou escrever eternamente sobre o melhor show da minha vida, senão vocês me matam de novo e o blog fica (ainda mais) chato – para os outros, nunca para mim.

Mas aproveito o post para comentar sobre um fator negativo do show do Faith No More que se repetiu semana passada no show do Cranberries e se repete em todos os shows do mundo: os cinegrafistas amadores das câmeras digitais e celulares.

Eu levo câmera digital em shows? Levo! Tiro fotos do palco? Tiro! Faço vídeos? Não, porque meu cartão de memória estragou, caso contrário, faria. Eu fico xingando as pessoas que me empurram ou levantam os braços na hora que eu vou tirar as fotos? Lógico que não! E esse é o ponto em que eu queria chegar.

Acho digno que as pessoas façam vídeos dos shows e postem no Youtube, pois sempre sou uma das primeiras a assistir, favoritar e comentar. O problema não é fazer vídeo e tirar fotos. O problema é quando fazer vídeo e tirar foto torna-se mais importante do que curtir o show. O cinegrafista de show não aproveita o evento e, pior, atrapalha quem quer aproveitá-lo.

Lembro de um show que eu fui, do Nenhum de Nós. Um rapaz que estava atrás de mim me cutuca (cutucar #MeuCu) e pede: “Dá para você abaixar a cabeça, rapidinho, só para eu tirar umas fotos?”. Eu, educada, dou uma arredada pro lado para infeliz tirar uma foto. Duzentos e trinta e cinco flashes depois, volto para o meu lugar de origem e o mesmo menino: “Peraê, só mais uma foto”. Fingi que não ouvi e comecei a pular, dar bundada e sacudir os braços.

No show do Faith No More, tinha outro infeliz gritando com uma menina. Motivo: ele tinha ajeitado um enquadramento fantástico para a foto e a menina levanta os braços, na frente, para aplaudir a banda! O mesmo cara, reclamava que o vocalista da banda, Mike Patton, não ficava parado para ele poder tirar a foto.

Agora ninguém pode mais aplaudir em shows e os integrantes das bandas devem ficar estáticos, por uma hora e meia, para que as pessoas que pagaram uma fortuna pelo ingresso possam fazer aquilo que sempre sonharam: tirar foto da sua banda preferida e postar vídeo no Youtube. Assistir ao show ao vivo, para quê? Depois eu assisto às minhas gravações no computador. É isso mesmo?

No show do Cranberries, outra falta de educação por parte do público: subir no ombro do outro para tirar fotos e fazer vídeos durante o show inteiro. Pode subir no ombro do seu amigo na hora da sua música favorita? Pode! Pode subir no ombro do seu amigo para tirar uma foto melhor? Pode! Pode subir no ombro do seu amigo durante o show inteiro só para ver melhor? Depende! Você está em 1991, no Rock In Rio II, no meio de 200 mil pessoas? Não! Estou numa casa de shows bem pequena, com lotação máxima. Então tenha bom senso e não atrapalhe a visão dos demais.

Os seguranças da casa de shows pediram para que a menina descesse. Todo mundo aplaudiu e agradeceu aos “homens de preto”. Mas o que a cara de pau fez? Voltou a trepar no ombro do amigo para gravar o show pelo celular.

Vou procurar os vídeos dessa menina no Youtube, já que a bunda dela ficou na minha frente, impossibilitando que eu tivesse uma boa visão do palco.

Um comentário:

  1. Ai, que ódio daquela menina!
    Não acreditei na hora que ela subiu de novo...

    ResponderExcluir